Início

Pensamentos

Estudos

Autor

Envie um Artigo

Videos

Contato

Pedido de Oração

Arquivo

EVANGELISMO

Líderes

Notícias

Vídeos

Portfolio

É necessário que Ele cresça e que eu diminua

É necessário que Ele cresça e que eu diminua

Show

- Dinâmica Quem sou eu?

Quem sou eu?

Passos
1- Cada um recebe uma folha com o título: “Quem sou eu?”
2- Durante 10 minutos cada um escreve cinco itens em relação a si mesmo, que facilitem o conhecimento.
3- A folha escrita será fixada na blusa dos participantes.
4- Os componentes do grupo circulam livremente e em silêncio pela sala, ao som de uma música suave, enquanto leem a respeito do outro e deixa que os outros leiam o que escreveu a respeito de si.
5- Logo após reunir 2 a 3 colegas, com os quais gostariam de conversar para se conhecerem melhor. Nesse momento é possível lançar perguntas que ordinariamente não fariam.

Avaliação
1- Para que serviu o exercício?
2- Como nos sentimos?




                                                             
                                                                         Se Foi útil deixe um comentário 

MOTIVAÇÃO PARA CÉLULA





Evangelizar é Amar a Deus



“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século."(Mateus 28:19-20)

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos16:15)




DEUS NOS CHAMA A SER REPRESENTANTES DE JESUS

A Bíblia diz:
"De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.” (2 Coríntios 5:20)
“Livra os que estão destinados à morte e salva os que são levados para a matança, se os puderes retirar.” (Provérbios 24:11)
- Este versículo está no Antigo Testamento e serve para nós hoje.

Esses versículos não foram escritos para ficar na história e muito menos para enfeitar a Bíblia. Foram escritos para serem obedecidos e através dessa obediência o nome do nosso Senhor Jesus será propagado nas nossas vidas. Amém!

Sabemos que só há um meio para a salvação – JESUS CRISTO.

E somente nós, os cristãos, temos este pleno conhecimento. Como poderíamos, então, deixar de falar de Cristo? Tendo conhecimento das motivações anteriores, chegamos a conclusão que o ato de 
não evangelizar é um ato de profundo egoísmo. Sendo, assim, um pecado. Devemos evangelizar 
porque amamos o nosso próximo e não queremos vê-lo perdido eternamente.
Paulo, dominado por este amor, estava disposto a sacrificar a própria vida na pregação do evangelho:
"Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram; como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus(Atos 20:19-24).
Nem toda mensagem é evangelística. Muitos tentam evangelizar sem dar ao pecador a mínima orientação sobre a salvação e como obtê-la. Muitos tentam tornar mais agradável aos outros a mensagem do Evangelho.
Por isso não falam de pecado, de arrependimento e renúncia. É o pseudo-evangelho das conveniências humanas, da vida sem problemas e da inexistência de crises. Com isso a igreja cresce, mas as almas continuam perdidas.

Proclamação – Seria a comunicação ao pecador a respeito de sua condição de escravo do pecado, 

da natureza e conseqüência dessa escravidão, do amor de Deus e Sua providência em Jesus Cristo para salvação deste e da chamada divina para uma decisão por Cristo Jesus.

Integração – Depois da conversão do pecador, este deve ser levado a um compromisso com o corpo 

visível de Cristo (a Igreja), onde seria discipulado e levado ao desenvolvimento e amadurecimento da sua fé em Cristo Jesus:
"Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;  até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo." (Efésios 4:12-13)
"Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o Evangelho!" (1 Coríntios 9:16)
 “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tendes fé em Deus.” (Marcos 11:22) 

MAS, POR QUE EU DEVO EVANGELIZAR?                                                                                                                                                                                                                                                                           
a) É um mandamento que o Senhor nos deu:
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." (Mateus 28:19-20)
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados." (Marcos 16:15-18)
O Senhor nos ordenou pregar o Evangelho, pois Ele quer que a sua mensagem atinja:
  • A toda a criatura: - "... Ide por todo o mundo, e pregai o Evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15);
  • A todas as nações: - "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mateus 28:19);
  • A todo o mundo: - "... Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho ..." (Marcos 16:15);
  • A todas as aldeias: - "E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades." (Mateus 9:35);
  • A todo o lugar: - "Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam" (Atos17:30).                                        
b) É uma obrigação de todo salvo:
“... Me é imposta esta obrigação; e ai de mim, se não anunciar o Evangelho.” (1 Coríntios 9:16)
Esse texto não significa que o crente deva pregar a palavra, constrangido ou forçado; e sim que, por tratar de uma testemunha do Senhor Jesus - "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra" (Atos 1:8), foi convidado para testificar da sua salvação.
c) É um privilégio de cada salvo:
"Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus." (Mateus 10:32)
Um dos maiores privilégios do crente é poder cooperar com Deus - "Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam." (Marcos 16:20) - neste mister de ganhar almas para o seu Reino.
Que privilégio glorioso é pregar a Palavra, pois fomos escolhidos por Deus para este trabalho
"Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia." (João 15:19)                                 
d) É uma responsabilidade de cada crente:
"O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." (1 Timóteo 2:4)
“Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares para dissuadir o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da tua mão.”(Ezequiel33:8)                                                                                                                                                 
e) É uma prova de que temos a natureza de Deus:

O crente é descrito na Bíblia como tendo a natureza divina - "Pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo." (2 Pedro 1:4)
Ou seja:
“... o mesmo sentimento que houve também em Cristo” (Filipenses 2:5),
A mente de Cristo - "Para uns, na verdade, cheiro de morte para morte; mas para outros cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?" (2 Coríntios 2:16)
A vida de Cristo - "Porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus." (Colossenses 3:3).
E QUAL É A NATUREZA DIVINA? É certamente o amor.
"Aquele que não ama não conhece a Deus; PORQUE DEUS É AMOR." (1 João 4:8),
O amor pelas almas: - "Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra."(João 4:34)
"Assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor." (João 10:15-16)
 
Realmente, o que o Senhor fez na nossa vida é motivo de muita gratidão.

Quando lembramos da nossa situação pecaminosa, sem Deus, sem paz, dominados pelo pecado, e do fim triste que nos estava reservado na eternidade, isto é razão sobeja para empregarmos todos os nossos esforços, a fim de levarmos outras pessoas a Jesus. Portanto, evangelizar é um ato de obediência e amor a Deus e a sua Palavra.
Esperamos que esta verdade se torne viva e eficaz na vida diária de todos aqueles que confessam a Cristo como Senhor e Salvador.

Vale lembrar João 9:4: “Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar.”

- Dinâmica Como eu me vejo e como vocês me vêem

 Como eu me vejo e como vocês me vêem
Objetivo: Comparar como as pessoas se vêem e como são vistas pelas outras
pessoas do grupo
Material: papel, lápis e borracha.
Tempo: 15 minutos
Procedimento: Cada membro deve ter duas folhas de papel, uma para que ele se
descreva e outra para que os demais o descrevam, depois cada membro devefazer seus “retratos” e compará-los
Reflexão: Será que sou o que pareço ser? Será que sou o que quero ser?



                                                                                              Se lhe foi Útil deixe seu Comentário 

– Dinâmica: Ser Igreja/Grupo de Jovens

Ser Igreja/Grupo de Jovens
Duração: aprox. 10 min
Material: 1 bola inflável para cada participante.
Entregar uma bexiga a cada adolescente/jovem e pedir pra que eles brinquem
com as bolas, mas não as deixem cair.
Ir tirando, devagar, um a um do círculo, e perceber como aumenta a
dificuldade dos últimos para deixar tantas bexigas no ar.
Depois de terminada a dinâmica, incentivar o debate e explicar que a
igreja/grupo de jovens está dentro de cada um, e que todos devem participar,
pois cada um tem um lugar especial na igreja/grupo de jovens. A igreja/grupo
e jovens, assim como as bexigas não podem se sustentar no ar, isto é, de pé,
sozinha ou com poucas pessoas, ela/ele precisa de todos nós. Cada um de nós
é responsável pelo andamento da Igreja/Grupo de Jovens. Lembrando sempre que
ambos são corpo de Cristo.



                                                                                                  Se Lhe Foi Útil deixe um comentário

Dinâmica: EVANGELHO EM PEDAÇOS

EVANGELHO EM PEDAÇOS
- Participantes: 10 a 15 pessoas
- Tempo Estimado: 30 minutos
- Modalidade: Leitura da Bíblia e Debate.
- Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia.
- Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (partes de
passagens) com indicação do livro, capítulo e versículos.
- Descrição: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e procura
compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar
a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o
seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debate
sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.


                                                                         Se Lhe Foi Útil deixe seu Comentário 

– Dinâmica: 30 SEGUNDOS

30 SEGUNDOS
- Participantes: 10 a 30 pessoas
- Tempo Estimado: 30 minutos
- Modalidade: Debate.
- Objetivo: Estimular a participação de todos por igual nas reuniões
e evitar interrupções paralelas.
- Material: Nenhum.
- Descrição: O coordenador apresenta um tema a ser discutido pelo
grupo. Baseado neste tema, cada integrante tem trinta segundos para
falar sobre o assunto apresentado, sendo que ninguém, em hipótese
alguma, pode ultrapassar o tempo estipulado, ao mesmo tempo em que os
outros integrantes devem manter-se em completo silêncio. Se o
comentário terminar antes do término do tempo, todos devem manter-se
em silêncio até o final deste tempo. Ao final, a palavra o tema pode
ser, então, debatido livremente. O coordenador também pode desviar,
utilizando como tema, por exemplo, “saber escutar e falar”,
introduzir questões como:
* Sabemos respeitar e escutar (e não simplesmente ouvir) a opinião do
outros?
* Conseguimos sintetizar nossas opiniões de maneira clara e
objetiva?


                                                                                                  Se Lhe foi Útil deixe um comentário 

Dinâmica: Auto confiança

Auto confiança
Material: Venda para os olhos.
Desenvolvimento : Formar duplas com todo o grupo.
Em cada dupla, uma pessoa é vendada e a outra a
conduz para dar um passeio fazendo-a passar por
situações diversas ( se possível ) Escadas, por
meio de cadeiras.
Depois de alguns minutos, inverter os papéis.
No final, fazer uma avaliação : Como foi a
experiência, como se sentiu?, como foi ser
conduzido?, como foi conduzir?
“Devemos nos entregarmos nas mãos de Deus sem
medo, deixar Deus nos conduzir.”


                                                                                               Se lhe Foi Útil deixe um Comentário 

– Dinâmica: A palavra que transforma

A palavra que transforma

OBJETIVO : Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS
em nossas vidas.
MATERIAL : um bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma
esponja e uma vasilha com água.
DESENVOLVIMENTO : · Explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós. · Dê um objeto para cada pessoa. · Colocar 1º a bolinha de isopor na água. · Refletir : o isopor não
afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus ? Somos também impermeáveis ? · Mergulhar o giz na água. · Refletir : o giz retém
a água só para si, sem repartir. E nós? · Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda
a água que ele se encheu. · Refletir : o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem
guardar nada para si mesmo. E nós ? · Mergulhar a
esponja e espremer a água. · Refletir: a esponja
absorve bem a água e mesmo espremendo ela
continua molhada.
ILUSTRAÇÃO BÍBLICA : Is 40,8 ; Mt 7,24 ; 2Tm 3,16

                                                                                      Se Lhe Foi Útil deixe um comentário

– Dinâmica das Varinhas

Dinâmica das Varinhas

Material a ser usado: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de
churrasco)
Objetivo: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar
resistência às pessoas.
1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que
fará facilmente).
2. Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe
(será um pouco mais difícil).
3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se
não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.
4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e
concluíram.
5. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.

                                                                                         Se lhe Foi Útil deixe um comentário 

ALGUMAS SUGESTÕES PARA UMA CÉLULA EFICAZ

Célula de Sucesso !!!
  1. SEJA PONTUAL
  2. ESTEJA BEM TRAJADO, LIMPO E COM BOM HÁLITO
  3. SEJA EDUCADO E GENTIL, NUNCA INCONVENIENTE
  4. DÊ OPORTUNIDADES A OUTROS
  5. RECONHEÇA COM GRATIDÃO O ANFITRIÃO
  6. FALE NUM TOM DE VOZ AGRADÁVEL
  7. ORE ANTES DA CÉLULA. (O QUE VAI ACONTECER LÁ JÁ ACONTECEU NO SEU QUARTO)
  8. MOTIVE QUE TRAGAM VISITANTES SEMPRE
  9. NÃO SINTA RECEIO DE ORAR PARA QUE OCORRAM MILAGRES
  10. MANTENHA SEU TESTEMUNHO SEMPRE ELEVADO
  11. NÃO ULTRAPASSE O TEMPO LIMITE DE 1 HORA 
  12. EVITE ATITUDES QUE SEJAM MAL INTERPRETADAS (EXEMPLO: A MENINA QUE DISSE QUE TINHA FEITO LIGADURA.)
  13. NUNCA ACONSELHE MULHERES SEM A COMPANHIA DE SUA MULHER. SE FOR SOLTEIRO PEÇA AJUDA A OUTRA IRMÃ DA IGREJA.
  14. NÃO DELEGUE TAREFAS PARA QUEM NÃO OBEDECE A COMANDOS
  15. NÃO CONTE O SEGREDO COMPARTILHADO PARA OUTROS A NINGUÉM
  16. NÃO RECEBA COMENTÁRIOS NEGATIVOS SOBRE OS MEMBROS DA CÉLULA.
  17. SEJA UM EXEMPLO DE FÉ PARA TODOS OS MEMBROS, POIS SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS.

                                                                                            Se Lhe Foi Útil deixe seu comentário 

Dinâmica do "O que você parece pra mim..."


Dinâmica do "O que você parece pra mim..."

Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos de apontar falhas, exaltar qualidades, melhorando a socialização de um determinado grupo.
Material: papel cartão, canetas hidro cor e fita crepe.
Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe. Cada participante deve ficar com uma caneta hidro cor. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:
1: Qualidade que você destaca nesta pessoa; 
2: Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa; 
3: Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.



                                                                                                 Por Favor deixe Seu Comentário ! 
Select Menu